top of page

SUBMISSÃO DO TEXTO COMPLETO

 

Datas importantes

Data limite de submissão do texto completo: 10 de setembro de 2022
Notificação das decisões de aceitação: 9 de janeiro de 2023
!! NOVA DATA !! 

Data limite para envio da versão final: 28 de janeiro de 2023 !! NOVA DATA !!

Data de publicação do e-book: 1.º semestre de 2023

Normas para a redação do texto

  • O texto integral das comunicações deverá ter uma extensão mínima de 4000 palavras e uma extensão máxima de 6000 palavras.

  • Os autores deverão estar disponíveis para responder aos pedidos de revisão do texto que serão feitos posteriormente pela equipa que edita o e-book.

  • Integrarão o livro apenas os textos completos das comunicações apresentadas no congresso (ou seja, se uma comunicação aprovada não for apresentada por ausência do(s) autor(es) no evento, o respetivo texto não será incluído nas atas / anais).

 

  • À comissão organizadora reserva-se o direito de rejeitar textos completos que não respeitem as normas orientadoras ou que não cumpram os requisitos próprios do trabalho académico.

  • Da estrutura do documento fazem parte os seguintes elementos, assim ordenados:

Título 

Identificação dos autores e respetiva proveniência institucional (incluindo cidade e país)

Resumo (até 200 palavras)

Palavras-chave (até 5 palavras-chave)

1.Introdução

2. Título da secção em causa

2.1. Título da subsecção

(desdobrar as vezes necessárias)

3.

(…)

4. Conclusões

Financiamento e Agradecimentos (se for o caso)

Referências

Nota biográfica: nome+ endereço eletrónico. A extensão da nota biográfica não deverá ultrapassar as 150 palavras.​

  • Quanto à formatação, deverá ser rigorosamente seguida a indicada na template para o envio do texto completo.

Citações e referências bibliográficas no corpo do texto

- Todas as citações devem ser traduzidas para a língua em que o texto está redigido. Não se coloca em rodapé a versão original do trecho traduzido;

- As citações fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”), em texto normal e não em itálico. As citações com 40 ou mais palavras figuram destacadas do corpo do texto, em tabulação recuada, letra um ponto inferior e sem aspas.

- Não se usam expressões como idem, ibidem, apud, op. cit… 

- Para citações em segunda referência: (como citado em Kovarick, 2010, p. 134). 

Os principais tipos de referências bibliográficas utilizados incluem livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas e dissertações:

Livros

Sapolsky, R. M. (2017). Behave: The biology of humans at our best and worst. Penguin Books.

Capítulo de livro

Dillard, J. P. (2020). Currents in the study of persuasion. In M. B. Oliver, A. A. Raney, & J. Bryant (Eds.), Media effects: Advances in theory and research (4th ed., pp. 115–129). Routledge

Artigos de Revistas Científicas

Grady, J. S., Her, M., Moreno, G., Perez, C., & Yelinek, J. (2019). Emotions in storybooks: A comparison of storybooks that represent ethnic and racial groups in the United States. Psychology of Popular Media Culture, 8(3), 207–217. https://doi.org/10.1037/ppm0000185

Dissertações

Kabir, J. M. (2016). Factors influencing customer satisfaction at a fast food hamburger chain: The relationship between customer satisfaction and customer loyalty [Doctoral dissertation, Wilmington University]. ProQuest Dissertations & Theses Global.

 

“A Comunicação e Sociedade partilha os princípios gerais de boas práticas e valores éticos na investigação científica que integram o Código de conduta ética da Universidade do Minho. Seguindo o disposto no referido código (pp. 17-18), considera reprováveis condutas que violam a integridade do investigador. Constituem situações que violam a integridade do investigador, e como tal, passíveis de sanções, as que a seguir se tipificam, de modo não exaustivo:
A. a prática de plágio; 
B. a apropriação de criações intelectuais de outrem, protegidas pelas regras da propriedade intelectual, sem consentimento legal;
C. a fabricação de resultados;
D. a falsificação de resultados; 
E. a distorção intencional de resultados para privilegiar uma dada linha de orientação do trabalho ou para satisfazer interesses alheios à verdade científica; 
F. a apresentação do mesmo trabalho, no todo ou em parte, em publicações posteriores, sem a menção explícita da fonte original e das partes replicadas."

bottom of page